O gênero Porphyrio conta com doze espécies, sendo que três espécies ocorrem no Brasil.
O frango-d'água-azul mede cerca de 35 centímetros de comprimento, com envergadura de 50 a 55 centímetros. Seu peso está entre 203 e 305 gramas para os machos da espécie e entre 142 e 291 gramas para as fêmeas.
Geralmente o frango d'água mais conhecido do país; ao contrário do frango-d'água-comum (Gallinula chloropus), tem um escudo chato e azul esbranquiçado, pernas amarelas e “farol de ré” branco não bipartido.
Imaturo parecido com o frango-d'água-comum, mas de coloração pardo-amarelada, podendo lembrar um maçarico ou uma jaçanã jovem.
O frango-d'água-pequeno mede 24 centímetros de comprimento de comprimento.
Apresenta plumagem azul-clara, bico verde e pernas amareladas. O jovem da espécie embora seja menor, é semelhante ao do frango-d’água-azul.
O frango-d'água-carijó mede entre 22 e 30 centímetros de comprimento e pesa entre 154 e 225 gramas.
Apresenta os lores, fronte e a parte superior da cabeça de coloração preta, o restante da cabeça, pescoço, peito e são cinza ardósia; o ventre é cinza com a faixa central branca; flancos de coloração marrom escuro manchado de branco; crisso branco. O dorso e asas são marrons oliváceo. A cauda quase sempre ereta é escura, quase preta e sua face inferior é branca.
Os pés verde-amarelados são lobulados; o bico é verde, curto e forte e a íris é vermelha.
A plumagem do indivíduo juvenil é marrom, mais claro nas partes inferiores, e sua garganta é branca.